Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 15/12/2012

ETH investe nas unidades do Polo Taquari para alcançar capacidade máxima

Unidades localizadas em Alto Taquari (MT) e Costa Rica (MS) encerram a safra neste mês.

UDOP

As unidades da ETH Bioenergia do Polo Taquari, localizadas nos municípios de Alto Taquari (MT) e Costa Rica (MS), vão encerrar a safra 2012/13 neste mês, totalizando 3,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas. Em entrevista para a TV UDOP, o superintendente do Polo Taquari, Luiz Paulo Sant´Anna, fala sobre o desenvolvimento da atual temporada e os investimentos voltados para capacidade máxima das unidades.

Ele ressalta que, para alcançar a capacidade máxima industrial das dessas unidades, a ETH investiu no plantio de 25 mil hectares de cana na região. Em Costa Rica, foram feitos investimentos em equipamentos agrícolas e para a produção de etanol anidro. Já em Alto Taquari, a empresa voltou recursos financeiros para a picagem da palha da cana para incremento na geração de bioeletricidade. "Estamos em um momento de crescimento de produção de cana para chegar na capacidade máxima das unidades. Cada ano, daqui pra frente, sempre vamos ter uma safra melhor", finaliza.

A unidade Costa Rica faz sua primeira safra completa neste ano e deve chegar próximo a uma moagem de 1,4 milhão de toneladas de cana. Já a unidade Alto Taquari faz a sua segunda temporada com estimativa de mais 2 milhões de toneladas de cana processadas. As duas unidades juntas devem produzir 280 milhões de litros de etanol, sendo 100 milhões de litros do biocombustível anidro em Taquari e 100 milhões de litros de etanol hidratado na Unidade Costa Rica.

Ele também comenta o cenário climático, uma vez que as chuvas persistiram na região atrasando a colheita de cana da safra atual. Segundo o Superintendente, as chuvas prejudicaram também os índices de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR), que correspondem à quantidade de

açúcar disponível na matéria-prima. "Assim, em virtude das chuvas excessivas no começo no ano, o ATR foi menor nos primeiros meses se comparado com os anos anteriores. De qualquer forma, a alta produtividade contribuiu para que o índice final se aproximasse do valor planejado pela ETH", diz.

Polo Taquari

O modelo de negócios da ETH é baseado em polos produtivos, garantindo maior sinergia entre as atividades agrícolas e industriais, aumento na escala de produção e maior competitividade. O Polo Taquari é composto por duas Unidades: Alto Taquari (MT), inaugurada em novembro de 2010 e Costa Rica (MS), inaugurada em novembro de 2011. Além disso, há outros quatro polos, totalizando nove unidades agroindustriais localizadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, empregando 15 mil pessoas.

Controlada pela Organização Odebrecht, a ETH Bioenergia, que atua de forma integrada na produção, comercialização e logística de etanol, energia elétrica e açúcar, já investiu, desde sua criação, em 2007, R$ 8 bilhões para levar suas nove Unidades à capacidade máxima de produção, gerando 3 bilhões de litros de etanol e 2.700 Gwh de energia elétrica.