Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 23/09/2014

Ministro da Agricultura faz a abertura nacional do plantio da soja em Dourados nesta quarta

Evento será promovido no Sindicato Rural do município.

Lilianthea Lopes Oliveira Viegas

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, faz às 9h30, desta quarta-feira (24), em Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, a abertura nacional do plantio de soja da safra 2014/2015. Dentro da programação do evento, o município vai receber duas edições do fórum Soja Brasil.

Além do ministro, a abertura contará com as presenças do governador André Puccinelli e do prefeito de Dourados, Murilo Zauith, entre outras autoridades. No período da tarde, às 15 horas, será realizado o primeiro Fórum Soja Brasil.

O evento vai discutir o cenário para a safra 2014/2015 no país. Em debate estarão temas como o mercado, o clima, custos de produção e a política agrícola para o próximo ciclo produtivo.

As discussões serão feitas pelo analista de mercado Paulo Molinari, que estará projetando os números do ano agrícola, e pelo pesquisador Mauro Osaki, do Centro de Pesquisas Econômicas (Cepea), da Esalq/USP, que estará abordando a evolução dos custos da lavoura por região.

Já na quinta-feira (25), haverá um workshop para os produtores de Dourados sobre o mapa da Helicoverpa em Mato Grosso do Sul, às 9 horas.

No período da tarde, às 14h, será realizado um outro fórum, desta vez voltado para estratégias contra pragas e doenças que atacam as lavouras brasileiras.

Os participantes vão abordar a importância das áreas de refúgio nas lavouras de soja e os especialistas analisar a legislação que rege a aprovação dos registros de novos defensivos da agricultura nacional.