Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 28/08/2014

Duas cidades de MS já concluíram colheita da safrinha de milho

Em Chapadão do Sul e em Vicentina, máquinas encerraram os trabalhos.

Lilianthea Lopes Oliveira Viegas

Chapadão do Sul, na região norte de Mato Grosso do Sul, e Vicentina, no sul, foram os primeiros municípios a concluir a colheita da safrinha de milho no ciclo 2013/2014 no estado, conforme dados de circular técnica do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga-MS), da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS), que foram divulgados nesta quarta-feira (27).

Segundo o Siga, até o dia 22 de agosto, 86,1% das áreas cultivadas com o cereal no estado haviam sido colhidas. Os municípios do centro-norte apresentavam o maior percentual de áreas colhidas, 88,3% e o sul, até em razão dos atrasos no plantio provocados pelas condições climáticas, possuía um índice menor, 84,1%.

Conforme os técnicos do Siga, nas áreas onde a colheita foi concluída os produtores estão aplicando produtos para promover o dessecamento dos restos culturais, visando controlar a incidência de plantas daninhas, como a buva e o capim amargoso, e já dando início aos preparativos para o plantio da safra 2014/2015 no estado.