Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 04/08/2014

Em MS, produtores já colheram 29,5% da área de milho safrinha

No centro-norte colheita é mais acelerada, chegando a 34,3% das áreas.

Lilianthea Lopes Oliveira Viegas

Em Mato Grosso do Sul, os produtores rurais colheram até o dia 25 de julho, 29,5% da área plantada com milho safrinha no ciclo 2013/2014, que foi de aproximadamente 1,4 milhão de hectares. Os dados são de circular da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja/MS).

Conforme a entidade, em razão do excesso de chuva, a colheita segue mais lenta no sul do Estado, onde a média é de 25% do trabalho concluído. Em contrapartida, no centro-norte sul-mato-grossense o ritmo é mais acelerado, com média 34,3% das lavouras colhidas.

Também do centro-norte vem os primeiros relatos de prejuízos provocados pelos ataques de javalis as lavouras de milho. Em Costa Rica, no entorno do Parque das Emas, agricultores encontraram um grande número de plantas deitadas nos milharais, com espigas parcialmente comidas. Os prejuízos, por enquanto, chegam a 2% nessas áreas.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projetou em sua última estimativa que o Estado deve colher neste ciclo cerca de 7,3 milhões de toneladas de milho na safrinha.