Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 10/07/2014

MS já processou 11,98 mi de t de cana na safra 2014/2015

Volume processado no ciclo atual é 3,96% menor que o do período anterior.

Anderson Viegas

Mato Grosso do Sul já processou 11,98 milhões de toneladas de cana-de-açúcar no acumulado da safra 2014/2015, que foi iniciada em abril. Segundo a Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado (Biosul), o volume é 3,96% menor do que o processamento registrado no mesmo período do ciclo passado.

Segundo a entidade, com menor volume de matéria-prima disponível também houve redução na produção de açúcar e um leve aumento na de etanol na temporada atual frente a anterior. O processamento do alimento, por exemplo, sofreu uma retração de 24,45%, caindo de 409 mil toneladas para 309 mil toneladas, na comparação dos dois ciclos.

Em relação ao etanol, a Biosul aponta que a produção do biocombustível aumentou 0,40% na safra atual ante a passada, atingindo os 650 milhões de litros, sendo 159 milhões de litros de anidro e 491 milhões de hidratado.

“O clima ruim no início da safra e a colheita de cana que ainda não estava no ponto de corte por conta da geada ocorrida nas regiões produtoras, fez com que a quantidade de cana de açúcar moída e a qualidade fossem baixas até o momento. A partir de agora a expectativa é de que se não houver nenhum contratempo climático a safra entre no seu ritmo normal e que a produção e produtividade caminhem para alcançar a previsão do início da safra, que é de crescer 6,7% a moagem do Estado”, avalia o presidente da Biosul, Roberto Hollanda.