Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 04/06/2014

MS deve colher safrinha já na primeira quinzena de junho

Primeiro município a iniciar a colheita deve ser Caarapó.

Fátima Mathias Machado

Mato Grosso do Sul deve iniciar a colheita da safrinha de milho do ciclo 2013/2014 ainda na primeira quinzena de junho. A previsão é da circular técnica do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja/MS), divulgada no dia 30 de maio.

Conforme o Siga, Caarapó deve ser o primeiro a iniciar a colheita. A circular revela que no município os produtores conseguiram fazer o plantio dentro do prazo estipulado no zoneamento da cultura, ao contrário de outras cidades do Estado, onde as condições climáticas adversas impediram a conclusão dos trabalhos dentro do calendário previsto.

A circular revela ainda que apesar de atrasar um pouco o plantio, o clima favoreceu a cultura em Mato Grosso do Sul, e os agricultores deve contabilizar uma boa produtividade neste ciclo, com a produção se aproximando do recorde histórico do ciclo passado, 7,8 milhões de toneladas.

O Siga projeta ainda que as maiores produtividades de Mato Grosso do Sul na safrinha devem ser obtidas em Ponta Porã e São Gabriel do Oeste, onde os agricultores devem colher volumes próximos a média de 100 sacas por hectare.