Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 24/03/2014

Colheita da soja e plantio da safrinha estão na reta final em MS

Até dia 21 de março, 98,3% da soja já havia sido colhida, segundo o Siga da Aprosoja/MS

Da assessoria

Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Juti e Vicentina são os primeiros municípios de Mato Grosso do Sul a finalizarem a colheita da soja. O Estado soma 98,3% da área destinada à soja já colhida, o equivalente a 2,16 milhões de hectares, restando apenas 40 mil hectares para o fim da colheita deste ciclo. Os dados foram divulgados pela Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS – Sistema Famasul), nesta sexta-feira (21), com números do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga).

Resta apenas 1% para finalizar a colheita nos municípios de Laguna Carapã e Sidrolândia, e 2% nas cidades de Caarapó e Naviraí. Devido o plantio de soja tardia, Paraíso das Águas conta com 85% da sua área destinada à soja colhida, com previsão de término para a última semana de março.

De acordo com o site Consorcio Antiferrugem, a sanidade das lavouras se manteve estável, com 31 ocorrências de ferrugem asiática em Mato Grosso do Sul.

Safrinha

A Aprosoja/MS também divulgou a manutenção da área destinada ao milho safrinha no ano passado, de 1,5 milhão de hectares, sendo que 86,2% já estão semeados. Segundo o Siga, os únicos municípios que finalizaram o plantio do milho safrinha foram Vicentina e Amambai.