Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 20/02/2014

Produtores de MS já plantaram 707 mil hectares com milho safrinha

Estado deve produzir cerca de 7 milhões de toneladas do cereal.

Do CanaNews com assessoria

Os agricultores de Mato Grosso do Sul já plantaram cerca de 707 mil hectares com milho safrinha (safra de inverno). A área equivale a cerca de 45% do total previsto para o ciclo, que deve ser de 1,5 milhão de hectares, segundo estimativa da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja/MS).

Apesar da manutenção de área da safra passada, a Aprosoja/MS estima queda de 10% na produção do milho safrinha. O volume recorde colhido no ciclo 2012/13 de 7,8 milhões, de acordo com os levantamentos técnicos, reduzirá para 7 milhões de toneladas. Também em queda de 10% a produtividade, que na safra passada foi de 83 sacas por hectare, neste ano esta estimada em 78.

O novo presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito, remete a redução na produção e produtividade a três fatores. “Inicialmente consideramos a precificação da saca do milho, que não está atrativa ao produtor e, por conta disso, o desestímulo reduz o investimento em tecnologias de sementes. Outro fator é a falta de chuvas, que já influencia negativamente neste período de plantio”, considera o presidente.