Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 20/02/2014

MS já colheu mais de metade da área cultivada com soja

Produtores do Estado já colheram oleaginosa em 1,2 milhão de hectares.

Anderson Viegas

Mato Grosso do Sul colheu até está segunda-feira (17), 1,2 milhão de hectares de um total de 2,2 milhões de hectares cultivados com soja no ciclo 2013/2014, o que representa 56,2% da área plantada com o grão. Os dados são de circular técnica do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja do Estado.

Conforme o Siga, o município do Estado que está com o trabalho mais acelerado é Aral Moreira, na região Sul, onde 75% das áreas cultivadas já foram colhidas. Em outras três cidades o percentual de lavouras colhidas ultrapassa os 70% do total: Amambai, Fátima do Sul e Costa Rica.

A previsão da Aprosoja/MS é que o trabalho de colheita seja encerrado nas lavouras do Estado até meados do mês de março. Segundo a entidade, a produtividade média de Mato Grosso do Sul nas áreas já colhidas é de aproximadamente 45,5 sacas por hectare.

Em razão da estiagem registrada em várias regiões do Estado no início do mês, a associação revisou para menos sua estimativa de produção de soja nesta safra. O volume estimado caiu de 6,1 milhões de toneladas para 6 milhões de toneladas.