Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 07/02/2014

MS já colheu cerca de 11% da área plantada com soja, aponta entidade

Aprosoja/MS mantém a estimativa de uma produção recorde de 6,1 milhões de toneladas para a safra 2013/2014.

Anderson Viegas

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul colheram até está segunda-feira (3), cerca de 11% da área plantada com soja na safra 2013/2014, o que representa aproximadamente 242 mil hectares, de um total de 2,2 milhões de hectares semeados com a oleaginosa.

Os dados foram adiantados ao CanaNews na manhã desta quarta-feira (5) pelo presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Maurício Saito. A entidade mantém a estimativa de uma produção recorde de 6,1 milhões de toneladas para a safra 2013/2014 no Estado, o que representa um volume 5,2% superior as 5,8 milhões de toneladas colhidas no ciclo passado.

Saito reiterou também a previsão feita no início do ano, a de que a colheita da soja seria encerrada em meados de março.

Milho safrinha

Em relação ao milho safrinha, o presidente da Aprosoja/MS comentou que o plantio está sendo realizado quase que concomitantemente com a colheita da soja. A medica que as colheitadeiras avançam retirando a oleaginosa, as plantadeiras vem na sequência semeando o milho.

Ele aponta que o levantamento da entidade indica que cerca de 10% da área que será cultivada com o cereal já foi plantada. “Não temos expectativa de redução da área, mas de manutenção dos 1,5 milhão de hectares cultivados no ciclo passado. O que deve ocorrer é uma redução dos investimentos na lavoura em razão do preço menos remunerador do milho”, concluiu.