Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 21/01/2014

MS começa oficialmente colheita da soja nesta terça-feira

No evento será apresentada a estimativa atualizada de produção do grão.

Anderson Viegas

Mato Grosso do Sul começa a colher oficialmente a safra 2013/2014 de soja nesta terça-feira (21). A Associação dos Produtores do grão e a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado promovem às 13h30, na estância Cláudia, em Campo Grande, um evento de abertura.

Segundo a Aprosoja/MS, na abertura oficial, técnicos da entidade vão apresentar os últimos dados do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga) com dados sobre a projeção atualizada da safra e sobre pragas e doenças que estão atacando as lavouras sul-mato-grossenses.

Em relação a safra, no início do mês, o presidente da Aprosoja/MS, Maurício Koji Saito, havia adiantado que o veranico, mistura de estiagem e alta temperatura, que atingiu a região Sul do Estado havia provocado perdas de 10% a 15% nas lavouras, chegando em Rio Brilhante, o município mais atingido a ocasionar uma quebra de 30% da produção prevista.

Com isso, Saito, já projetava uma redução da produção esperada para a safra. Até o fim do ano passado a entidade trabalhava com uma estimativa de colheita de 6,5 milhões de toneladas de soja, o que representaria uma nova safra recorde para o Estado. Com os efeitos do veranico, esses números estavam sendo revistos para 5,8 milhões de toneladas, o que representa uma colheita no mesmo patamar da safra passada.