Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 27/12/2013

IBGE reitera outras estimativas e projeta safra de 6,3 mi de t de soja em MS

Estimativa do GCEA-MS é que a produção sul-mato-grossense da oleaginosa cresça neste ciclo 10,60%.

Anderson Viegas

Relatório do Grupo de Coordenação de Estatística Agropecuária (GCEA-MS), divulgado nesta quinta-feira (26), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reitera estimativas de outras entidades e instituições e projeta que na safra 2013/2014, Mato Grosso do Sul deve colher 6,3 milhões de toneladas de soja.

De acordo com o IBGE, a área cultivada com a cultura no Estado teve um incremento de 7,29% neste ciclo frente ao anterior, passando de 1,985 milhão de hectares para 2,130 milhão de hectares. O relatório atribui esse aumento das lavouras da oleaginosa aos bons preços obtidos pela commoditie no mercado nacional e internacional e aponta que a cultura “vem ocupando” áreas antes destinadas a pecuária e ao milho primeira safra.

Com mais áreas cultivas e a projeção de uma elevação de 3,06% na produtividade média, que deve passar de 2.911 quilos por hectare para 3 mil quilos por hectare, a estimativa do GCEA-MS é que a produção sul-mato-grossense da oleaginosa cresça neste ciclo 10,60%, saltando de 5,7 milhões de toneladas da safra passada para os 6,3 milhões de toneladas.