Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 21/11/2013

Com 2,2 milhões de hectares cultivados, MS concluí plantio da safra de soja

MS deve produzir neste ciclo em torno de 6,3 milhões de toneladas.

Anderson Viegas

Os agricultores de Mato Grosso do Sul já concluíram o plantio da safra 2013/2014 de soja. Segundo circular técnica do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja/MS), divulgada nesta terça-feira (19), a semeadura da oleaginosa foi encerrada antes do dia 15 de novembro. Foram plantados com o grão, 2,2 milhões de hectares.

Segundo o Siga, a região Sul do Estado mantém a maior parte da área cultivada da soja, 75% do total plantado, enquanto que o Norte e o Leste ficam com os outros 25%. A circular destaca o cultivo do grão em Paraíso das Águas, o mais novo município sul-mato-grossense, e que já contabiliza nesta safra um plantio de aproximadamente 49 mil hectares, predominantemente com a soja.

Na avaliação dos técnicos do Siga, o plantio da cultura para a próxima safra foi concluído em um “ótimo” prazo, favorecendo o desenvolvimento das sementes da oleaginosa. A média foi do cultivo de 44 mil hectares por dia.

Projeção

Projeção feita por técnicos do Siga na primeira quinzena de outubro, quando o plantio ainda estava sendo iniciado, apontava que o Estado deve produzir neste ciclo em torno de 6,3 milhões de toneladas, o que representaria um aumento de 8,6% frente as 5,8 milhões de toneladas da safra anterior.

A previsão deles, é que os agricultores do Estado que plantaram variedades mais precoces de soja, que tem ciclo de 90 dias, possam iniciar a colheita, se não ocorrem variações bruscas nas condições climáticas, já entre os dias 10 e 15 de janeiro de 2014.