Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 14/11/2013

Na safra 2013/2014, MS moeu quase 7% da cana processada no Centro-Sul

Na última quinzena de outubro, processamento foi de 2,2 mi de t no Estado.

Do CanaNews

As usinas sucroenergéticas de Mato Grosso do Sul moeram até a segunda quinzena de outubro 35,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. O número divulgado pela Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado (Biosul), nesta quarta-feira (13), representa 6,9% do total processado pelas industrias do setor no Centro-Sul do País neste período, que chegou a 510 milhões de toneladas.

De acordo com a Biosul, somente entre 15 e 31 de outubro, o processamento foi de 2,2 milhões de toneladas de matéria-prima pelas indústrias. O volume é 8,8% menor do que comparado com o mesmo período do ciclo passado, quando haviam sido processadas 2,44 milhões de toneladas.

Em razão do excesso de chuva entre março e junho e das geadas de agosto e setembro, a Biosul reviu em 30 de setembro sua projeção de safra. A previsão inicial, feita na abertura da ciclo, em abril, era de que o Estado colhesse 44,1 milhões de toneladas de cana, mas, com as perdas provocadas pelos fatores climáticos, esse volume foi reduzido para 40 milhões de toneladas.

Se confirmada a projeção, o estado deve encerrar o ciclo com um crescimento de aproximadamente 8% frente a safra anterior, quando moeu 37,3 milhões de toneladas.

Para atingir o patamar revisto, entretanto, o presidente da Biosul, Roberto Hollanda, lembra que é preciso que as condições climáticas sejam favoráveis nesta reta final da safra. “Se conseguirmos manter nossa produção e o tempo não nos surpreender, acredito que nossa meta será atingida”, comenta.