Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 13/11/2013

Produtores de MS já semearam 96,3% da área de soja prevista para a safra

Segundo o Siga, dos 25 municípios onde está concentrada a produção da oleaginosa no Estado, em dez o plantio foi encerrado na semana passada.

Anderson Viegas

Do CanaNews

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul semearam até o dia 8 de novembro, 96,3% das áreas que serão cultivadas com soja na safra 2013/2014. É o que aponta a circular técnica divulgada nesta segunda-feira (11), pelo Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja/MS).

Segundo a circular, dos 25 municípios onde está concentrada a produção da oleaginosa no Estado, em dez o plantio foi encerrado na semana passada. Na região Sul, a semeadura foi concluída nas propriedades de Vicentina, Naviraí, Laguna Carapã, Juti, Fátima do Sul e Aral Moreira, enquanto que no Centro-Norte o trabalho foi finalizado em Pedro Gomes, Coxim, Costa Rica e Chapadão do Sul.

Conforme o Siga, na semana passada o plantio avançou 190 mil hectares em todo o Estado. A aceleração ocorreu em razão das chuvas ocorrerem em menor volume. A previsão dos técnicos da Aprosoja/MS é que até o fim dessa semana a semeadura seja concluída em Mato Grosso do Sul.

A área cultivada com soja no Estado neste ciclo deve passar dos 2,1 milhões de hectares. Os municípios com as maiores áreas de plantio são Maracaju, com 240 mil hectares, Ponta Porã, com 185 mil hectares, Sidrolândia, com 160 mil hectares e Dourados, com 150 mil hectares.