Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 11/11/2013

Ministério da Agricultura estabelece diretrizes para controle da Helicoverpa

A medida foi tomada em razão dos graves danos causados as lavouras pela praga.

Do CanaNews com informações do MAPA

Portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicada nesta quinta-feira (7), no Diário Oficial da União (DOU) estabelece as diretrizes para o manejo integrado da lagarta Helicoverpa armigera . A medida foi tomada em razão dos graves danos causados as lavouras pela praga.

A portaria autoriza em caráter emergencial e temporário a importação de produtos agrotóxicos que tenham como ingrediente ativo o Benzoato de Emamectina, para que possam ser utilizados como coadjuvantes dentro de programas de manejo integrado da praga. O uso desses defensivos será fiscalizado.

Além disso, a portaria estabelece que os estados que declararem emergência fitossanitária em decorrência dos ataques da lagarta as lavouras deverão elaborar por meio de suas instituições de controle sanitário vegetal, um plano de supressão.

O plano deverá ser baseado nos conceitos e práticas do manejo integrado de pragas, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com a participação de representantes do setor acadêmico, produtivo e governamental.