Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 06/11/2013

Com 87,4% das áreas semeadas, plantio de soja entra na reta final em MS

Estado deve concluir semeadura da próxima safra ainda na primeira quinzena de novembro.

Anderson Viegas

O plantio de soja da safra 2013/2014 entrou na reta final em Mato Grosso do Sul. Segundo circular técnica do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja, até sexta-feira passada (1º), 87,4% dos 2,1 milhões de hectares que deverão ser cultivados neste ciclo, o equivalente a aproximadamente 1,8 milhão de hectares, já haviam sido semeados.

Conforme o Siga, no grupo de 11 municípios que concentram a produção do grão no Centro-Norte do Estado, a média de áreas já semeadas até o fechamento da circular era de 90,9%. Na região, o plantio estava mais acelerado na cidade de Pedro Gomes, com 95% das lavouras cultivadas.

Apesar da semeadura estar mais acelerada no Centro-Norte, foi um município do Sul do Estado, Juti, o primeiro a concluir o plantio da oleaginosa nesta safra em Mato Grosso do Sul. Na cidade os agricultores plantaram 11,7 mil hectares. Na região a média de áreas cultivadas é de 79,3%.

Entretanto, vários municípios da região Sul iniciaram novembro com o plantio quase concluído: Rio Brilhante (95%), Itaporã (95%), Amambai (97%), Laguna Carapã (98%) e Fátima do Sul (99%).

De acordo a circular, na última semana as condições climáticas, com boa quantidade e distribuição de chuvas, favoreceram o avanço do plantio. A média foi de 61,5 mil novos hectares semeados por dia, 430 mil hectares por semana.

A previsão da Aprosoja/MS é que ainda na primeira quinzena de novembro o plantio da oleaginosa seja concluído no Estado.