Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 30/10/2013

Em MS, de cada 10 hectares de lavouras de soja, 6 já foram semeados

Segundo o Siga, da Aprosoja, 67,1% das áreas já foram plantadas no Estado.

Em Mato Grosso do Sul, de cada dez hectares que deverão ser ocupados pela soja na safra 2013/2014, pelo menos seis já foram semeados até o domingo passado (27). É o que aponta a circular técnica divulgada nesta segunda-feira (28), pelo Serviço de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja).

Conforme o Siga, o percentual de áreas já semeadas até o fechamento da circular chega a 67,1%, o que representa aproximadamente 1,4 milhão de hectares, de um total de 2,1 milhões de hectares que deverão ser cultivados com a oleaginosa neste ciclo em Mato Grosso do Sul.

A circular aponta que o plantio está mais acelerado no Sul do Estado. A média de áreas cultivadas entre 14 municípios onde os dados foram coletados é de 72,5%. Na região, o município com maior percentual de campos já semeados é Juti, com 90%, seguido por Rio Brilhante, Laguna Carapã e Amambai, com 80%.

Em contrapartida, o percentual no Centro-Norte de Mato Grosso do Sul é menor, 58,6% de áreas já plantadas. Em Bandeirantes e Jaraguari, por exemplo, os produtores não haviam semeado até domingo passado (27) nem metade das áreas que a soja deve ocupar neste ciclo.

Em razão das condições climáticas favoráveis, com boa distribuição e quantidade de chuvas nestes últimos dias, o Siga aponta que as máquinas estão avançando cerca de 30 mil hectares por dia, em média em todo o Estado, no plantio da nova safra de soja.

Levantamento preliminar dos técnicos que elaboraram a circular do Siga apontam que se as condições climáticas favorecerem as lavouras de soja do Estado, que a produção neste ciclo pode chegar a 6,3 milhões de toneladas, o que representaria um incremento de 8,6% em relação as 5,8 milhões de toneladas colhidas na safra passada.