Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 25/10/2013

Congresso vai discutir manejo de sorgo em grandes usinas

Debate acontecerá durante o Congresso Nacional de Bioenergia e contará com a participação da NexSteppe.

Da Redação

A NexSteppe, empresa dedicada ao desenvolvimento pioneiro da próxima geração de soluções sustentáveis em matéria-prima para as indústrias de base biológica, participará da mesa redonda sobre a “Avaliação de safra 2012-2013 do Sorgo Sacarino”, que acontecerá durante o Congresso Nacional de Bioenergia, entre os dias 6 e 7 de novembro, no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, em Araçatuba/SP. Na ocasião, o gerente de agronomia da companhia, Edson Corbo, falará sobre o “Manejo cultural do Sorgo Sacarino em usinas de grande porte” e participará do debate juntamente com outros profissionais do segmento.

O sorgo sacarino vem sendo cultivado por usinas de etanol de primeira geração como uma cultura complementar à safra de cana-de-açúcar em suas respectivas áreas de renovação. Com características de plantio, ciclo e tratos culturais completamente distintos da lavoura de cana-de-açúcar, a cultura do sorgo sacarino precisa de atenção especial na escolha do híbrido, plantio e espaçamento a ser utilizado assim como cuidado com a lavoura para atingir seu potencial produtivo em áreas extensivas, e não apenas em áreas testes, assim consolidar-se como uma lavoura complementar nesse mercado.

O objetivo do debate é justamente esse. Diversas empresas do setor trarão suas contribuições técnicas para o debate, a Nexsteppe, foi especialmente convidada para compartilhar com os participantes seu destacado trabalho na área de agronomia de implantação da lavoura em grande escala. Representanda pelo gerente agronômico da empresa :Edson Corbo, a empresa apresentará resultados de trabalhos bastante importantes como plantio direto, técnicas de plantio e ponto de colheita.

“O manejo cultural do Sorgo Sacarino precisa ser consolidado e difundido entre os que desejam implementar essa lavoura com sucesso. Uma lavoura para ser disseminada precisa de domínio tecnológico e é justamente essa fase que o sorgo sacarino apresenta e estamos orgulhosamente contribuído com todo o nosso conhecimento de mercado e agronômico para esse avanço. A Nexsteppe possui um time de primeira linha formado por profissionais com histórico tanto na área de energia quanto de sementes e temos certeza que contribuímos significativamente para o avanço de novas culturas energéticas para que o Brasil possa sempre liderar á área de energia no globo.” Comenta Edson Corbo gerente de Agronomia da empresa. A mesa redonda acontecerá na sala Embrapa e será mediado por Denizart Bolonhezi, da Apta/Centro Oeste.