Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 22/10/2013

Agricultores de MS já plantaram mais de um terço da área de soja

Percentual de áreas semeadas chega a 37,9% do total previsto.

Anderson Viegas

Agricultores de Mato Grosso do Sul já semearam mais de um terço da área de soja da safra 2013/2014. É o que aponta a circular técnica do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga) divulgada nesta segunda-feira (21).

Segundo o Siga, até sexta-feira (18) haviam sido semeadas 37,9% dos 2,1 milhões de hectares que a oleaginosa deve ocupar neste ciclo no Estado, o que representa que já foram plantados com o grão, aproximadamente 795 mil hectares.

A circular aponta ainda que o plantio está mais avançado no Sul do Estado, onde o município de Naviraí, por exemplo, atingiu os 52% de áreas semeadas, e segue em ritmo menor no Centro-Norte, onde os produtores de cidades como Chapadão do Sul, Costa Rica e Jaraguari, semearam somente 15% das áreas previstas.

Levantamento preliminar dos técnicos que elaboraram a circular do Siga apontam que se as condições climáticas favorecerem as lavouras de soja do Estado, que a produção neste ciclo pode chegar a 6,3 milhões de toneladas, o que representaria um incremento de 8,6% em relação as 5,8 milhões de toneladas colhidas na safra passada.