Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 14/10/2013

Técnicos encontram helicoverpa em propriedades de Dourados

Insetos foram encaminhados para testes para verificar se são da espécie armigera, a mais agressiva do gênero.

Embrapa Agropecuária Oeste

Mais de 300 lagartas foram coletadas por técnicos da Coamo Agroindustrial Cooperativa (Dourados, MS) em duas propriedades da Região Sul de Mato Grosso do Sul do município de Dourados. As lagartas foram encontradas em áreas de pré-plantio da soja, alimentando-se da planta daninha buva na resteva de milho safrinha.

Segundo o técnico da cooperativa, Fernando Mignoso, "a maioria das lagartas se encontravam em estágio de desenvolvimento bastante avançado". A dúvida é se essas lagartas são de Helicoverpa armigera. Por isso, as lagartas foram levadas ao laboratório de entomologia da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), em 07 de outubro deste ano, onde estão sendo analisadas.

As lagartas foram colocadas em dieta artificial para a obtenção de adultos e confirmar a espécie, porém as primeiras análises evidenciaram que há grande possibilidade de serem da espécie de Helicoverpa armigera. Se a análise, que deve ter seu resultado divulgado nos próximos dias, confirmar que a espécie é de Helicoverpa armigera, será o primeiro relato oficial da praga na região Sul do Estado.