Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 17/09/2013

Plantio de soja é autorizado, mas semeadura só a partir do dia 25 em MS

Avaliação é da Aprosoja/MS, que aponta necessidade de maior umidade no solo para o plantio.

Anderson Viegas

Com o fim do vazio sanitário, a temporada de plantio da soja para o ciclo 2013/2014 foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (16) em Mato Grosso do Sul, entretanto, o plantio, deve começar somente por volta do dia 25, quando as chuvas aumentarem a umidade dos solos. A avaliação foi feita pelo diretor-executivo da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Lucas Galvan.

Segundo Galvan, para que o plantio ocorra nas principais regiões produtoras de grãos do Estado é necessário um volume de chuvas entre 50 milímetros e 80 milímetros. Com a previsão de precipitações nesta e na próxima semana, ele projeta o início efetivo de cultivo entre os dias 25 e 26 de setembro.

O diretor da Aprosoja/MS estima ainda para o próximo ciclo uma nova safra recorde da oleaginosa no Estado. Ele explica que isso deve ocorrer em razão do aumento da área cultivada, que deve passar dos 2 milhões de hectares do ciclo passado para 2,2 milhões no 2013/2014 e do produtor estar capitalizado, com o bom resultado da safra passada, o que permitiu mais investimento na aquisição de sementes e insumos.

Ele lembra, entretanto, que a confirmação das previsões depende da influência climática sobre as lavouras e estima que cerca de 20% da próxima safra de soja já tenha sido comercializada pelos produtores na compra de sementes e insumos.