Canais de Notícia

Agrícola & Iindustrial

Publicada em 11/09/2013

Conab revisa para cima, em quase 1 mi de t, previsão da safra de grãos de MS

Estado deve colher neste ciclo 13,925 milhões de toneladas de grãos.

Anderson Viegas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou para mais, em 865 mil toneladas, sua estimativa da safra 2012/2013 de grãos em Mato Grosso do Sul no levantamento de setembro frente aos dados de agosto. No mês passado, o órgão apontava que o Estado colheria no ciclo 13,060 milhões de toneladas e na projeção divulgada nesta terça-feira (10) o volume subiu para 13,925 milhões.

Essa diferença vem justamente de um aumento na projeção de produção da safrinha de milho. Em agosto, a Conab estimava que o Estado colheria nas plantações de inverno da cultura, 6,5 milhões de toneladas e em setembro o volume subiu para 7,4 milhões de toneladas.

Com esse patamar de produção, que ainda está abaixo dos dados de fim de ciclo divulgados pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), na sexta-feira passada (6), que apontaram que o Estado colheu neste ciclo 7,8 milhões de toneladas de milho safrinha, o cereal se mantém como a principal cultura sul-mato-grossense em volume de produção. A exemplo do ano passado, o milho superou a soja, que fechou a safra com 5,8 milhões de toneladas colhidas.

Com a estimativa de produção de 13,9 milhões de toneladas de grãos, Mato Grosso do Sul se mantém neste ciclo como o quinto maior produtor do País, sendo responsável por 7,44% da produção nacional.