Canais de Notícia

Economia

Publicada em 23/02/2015

Novo frigorífico irá gerar 800 empregos diretos e 3 mil indiretos

Foram investidos cerca de R$ 30 milhões pela JBS em Iguatemi.

Do Notícias MS

O governador Reinaldo Azambuja participou da inauguração do frigorífico JBS nesse sábado (21), que iniciou as atividades de produção de um complexo industrial de alimentos no município de Iguatemi, em Mato Grosso do Sul.

O frigorífico passou por reformas e ajustes estruturais para poder entrar em operação. Foram investidos cerca de R$ 30 milhões até que as duas unidades, adquiridas do Grupo Vale Grande, atingissem as condições ideais de funcionamento.

No total, serão gerados 800 empregos diretos e cerca de três mil empregos indiretos, sendo 700 na unidade de processamento de bovinos e outros 100 na fábrica de produtos industrializados.

O governador Reinaldo quer implantar um modelo de desenvolvimento para todas as regiões de Mato Grosso do Sul. “O JBS tem grandes investimentos no Estado e está criando oportunidades para o crescimento de Mato Grosso do Sul. Queremos implantar um modelo de desenvolvimento nos municípios para aumentar a produção de alimentos, construindo parcerias e abrindo mão de tributos para criar empregos, fortalecendo a política de incentivos fiscais. Mato Grosso do Sul tem extensão em seu território, bom clima e não falta água. São condições favoráveis para a produção de grãos, carne, madeira, cana de açúcar e recuperação de pastagens” destacou o Governador.

A estrutura do frigorífico em Iguatemi envolve uma unidade com capacidade de processamento de 700 cabeças de gado por dia e uma planta de produtos industrializados.

“Vamos construir um ambiente de negócios e investir em logística. Vamos concluir as obras inacabadas, implantar um modelo de integração entre as rodovias para o escoamento e investir nas ferrovias. Até outubro de 2015 a pavimentação da MS-180 será entregue. Obra tem que ter início, meio e fim. Todas as obras do Governo serão concluídas. Vamos trabalhar para destravar a produção. O Governo deve olhar para as regiões do Estado e analisar as particularidades de cada município” afirmou Reinaldo.

O chefe do poder Executivo afirmou que apoiará com incentivos fiscais a expansão do complexo industrial para atender a demanda do charque também.

O prefeito de Iguatemi, José Roberto Felippe Arcoverde enfatizou o empenho do governo do Estado para a reabertura do frigorífico. “Passamos muitos anos de dificuldade, com oscilação no mercado bovino. Aqui em Iguatemi temos muitas famílias que trabalhavam em frigoríficos e tiveram que deixar seus empregos. O governo do Estado e a JBS estão de parabéns por este momento. Cerca de 800 empregos diretos serão gerados. Ao governador Reinaldo agradeço o empenho por ter proporcionado este momento da reabertura do frigorífico. Demonstrou sua competência para auxiliar nossa região sul” disse Jose Roberto.

Com mais de seis décadas de história, a JBS está presente em mais de 20 países, com plataformas de produção ou escritórios comerciais. A empresa conta com 200 mil colaboradores em todo o mundo, exporta para mais de 150 países e possui mais de 300 mil clientes globais.

Com unidades de processamento estrategicamente instaladas nos principais polos de pecuária do país e centros de distribuição localizados nos mais relevantes centros de consumo do Brasil. Atualmente, a JBS Carnes possui 48 unidades de abate, processamento e industrialização de produtos e 43 centros de distribuição.

Renato Mauro Costa, diretor da Divisão de Carne do grupo JBS, destacou o potencial de Mato Grosso do Sul e agradeceu o apoio do Governo. “Mato Grosso do Sul se destaca no cenário mundial pela qualidade do seu rebanho. Iguatemi tem um trabalho de qualidade em sanidade animal. Estamos trabalhando para estreitar a informação entre o produtor e o consumidor” afirmou Roberto.

Estiveram presentes no evento de inauguração do frigorífico o deputado federal Geraldo Resende, os deputados estaduais Mara Caseiro, Onevan de Matos, Lídio Lopes, Paulo Corrêa, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, o Superintendente Federal de Agricultura, Orlando Baes, o prefeito de Iguatemi, José Roberto Felippe Arcoverde; a vice-prefeita de Iguatemi, Roselena Aparecida Caseiro Nogueira; o presidente da Câmara Municipal de Iguatemi, Jesus Milani de Santana; Wesley Batista; prefeitos da região sul do Estado, vereadores e funcionários do JBS.