Canais de Notícia

Economia

Publicada em 30/01/2015

Dow AgroSciences conclui aquisição da Coodetec

A transação visa expandir a participação no mercado de sementes de soja no Brasil.

Da assessoria

A Dow AgroSciences, uma subsidiária em caráter integral da The Dow Chemical Company (NYSE:DOW), concluiu a aquisição do negócio de sementes da Coodetec.

A aquisição, a segunda maior realizada pela empresa globalmente em sua plataforma de sementes, está alinhada aos planos da Dow de expandir sua participação nos mercados de alto valor agregado em crescimento, parte da estratégia da companhia.

A Dow AgroSciences está posicionada entre as maiores empresas e de mais rápido crescimento no mercado mundial de soja. A aquisição permitirá um crescimento no Brasil por meio de tecnologias estratégicas para soja e milho.

“Com esta transação, a Dow AgroSciences acelera a entrada no mercado de sementes de soja no Brasil, foco estratégico do crescimento da companhia. O objetivo é aumentar nossa participação nesse segmento num curto espaço de tempo. Além disso, fortalece a posição da empresa no mercado em milho e marca a entrada em sementes de trigo no País”, afirma Rolando Meninato, vice-presidente do negócio de Sementes da companhia.

Para Welles Pascoal, presidente da Dow AgroSciences no Brasil, “a Dow AgroSciences incorporará o conhecimento e a tecnologia desenvolvida pela Coodetec nos últimos 40 anos com esta aquisição, fortalecendo nossa capacidade de oferecer soluções inovadoras para nossos clientes nos mercados de sementes de soja, milho e trigo. A transação marca o sucesso de um relacionamento comercial e da colaboração tecnológica iniciados há muitos anos com a companhia paranaense”.

Foi formado um time liderado por Vitor Cunha, então diretor regional de Vendas da Dow AgroSciences, que será responsável pela supervisão da operação como diretor geral e alinhamento com a liderança da Dow AgroSciences. Ivo Carraro permanecerá como diretor administrativo da Coodetec.

Além de Vitor Cunha, a equipe de coordenação contará ainda com Marcio Mourão, então diretor de Manufatura da Dow AgroSciences, que será responsável pela supervisão das operações de produção, e Marco Mello, então gerente financeiro da Dow, que supervisionará a área de finanças. Esse time exercerá, ainda, um papel fundamental na implementação de boas práticas e conformidade de processos associados à Dow AgroSciences.

“Trabalharemos juntamente à liderança da Coodetec para o desenvolvimento de um novo planejamento estratégico da empresa, inclusive identificando oportunidades imediatas de colaboração e crescimento, com foco na contínua oferta de novas tecnologias aos produtores brasileiros de soja, milho e trigo”, afirma Pascoal.

O presidente explica que a estrutura atual da Coodetec será mantida com a aquisição neste primeiro momento; a Coodetec continuará acessando o mercado da mesma forma que vem atuando. “Esperamos expandir os laços comerciais com as cooperativas e demais clientes, ampliando o relacionamento já estabelecido e disponibilizando tecnologias para o crescimento de suas atividades”, explica Pascoal.