Canais de Notícia

Economia

Publicada em 26/01/2015

Governo de AL está de olho no modelo de gestão da usina Pumaty

Senador FBC foi in loco conhecer a experiência na Zona da Mata de PE

Da AFCP

Renan Filho, governador de Alagoas, principal estado produtor de cana, açúcar e etanol nordestino, tomou conhecimento da exitosa reabertura da usina Pumaty, em Pernambuco, que já faturou R$ 22 milhões em dois meses, e pretende importar a experiência. A usina foi reaberta por uma cooperativa de canavieiros e é gerida por ela. O gestor alagoano designou o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, para conhecer os detalhes do modelo de gestão. Nesta segunda-feira (26), às 9h30, na sede da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas, o secretario se reúne com os presidentes dos dois órgãos de classe dos canavieiros pernambucanos: Gerson Carneiro Leão, do Sindicato dos Cultivadores de Cana, e Alexandre Andrade Lima, da Associação dos Fornecedores de Cana (AFCP). São os principais responsáveis pelo funcionamento da usina Pumaty, dois anos depois de fechada.

Os presidentes da AFCP e do Sindicape mostrarão ao secretário dados que mostram a viabilização econômica do negócio em Pumaty. A unidade está em recuperação judicial e foi arrendada por uma cooperativa formada pelos antigos fornecedores de cana da própria unidade industrial. “Ao oportunizarmos a reabertura de uma importante unidade fabril no estado, a fim de termos para onde escorrer as nossas canas, também retomamos os empregos agroindustriais, reaquecendo toda a economia local e gerando impostos”, frisa Lima. Cerca de 4 mil empregos direitos e indiretos foram reativados. E nos dois meses que a usina reabriu, já foram pagos quase R$ 3 milhões de ICMS estadual.

De olho neste cenário de retomada do desenvolvimento socioeconômico numa região de tradição canavieira, O presidente da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas, Lourenço Lopes, convidou os responsáveis pela reabertura de Pumaty para eles falarem sobre tal experiência. “Lopes entende que pode estimular o setor canavieiro do seu estado, a resolver um grande problema na economia local, diante do elevado número de usinas fechadas”, diz Lima. O líder dos canavieiros alagoanos está otimista e esperançoso no desdobramento do encontro entre os canavieiros de PE com o secretário Álvaro. Lopes chegou a ir até Pernambuco para conhecer de perto a experiência dos canavieiros locais.

Senador em Pumaty

O êxito do empreendimento chamou a atenção do senador Fernando Bezerra Coelho, que conferiu, nesta sexta-feira (23), o funcionamento de Pumaty, em Joaquim Nabuco, na Zona da Mata Sul pernambucana. O parlamentar foi acompanhado do deputado Aloísio Lessa (PSB/PE) e da maioria dos prefeitos das cidades da região. “O senador ficou admirado com o que viu, sobretudo, porque, mesmo sem o apoio do governo estadual até então, observou a retomada do vigor econômico e social da região em função da reabertura das portas da usina, por meio do cooperativismo dos canavieiros”, conta Lima.