Canais de Notícia

Economia

Publicada em 09/12/2014

Famasul apresenta pela primeira vez PIB agropecuário

Apresentação será nesta quarta-feira (10), em Campo Grande

Da Famasul

A Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS vai disponibilizar um dado econômico importante para o setor do agronegócio: a projeção do PIB - Produto Interno Bruto da agropecuária para 2015, referente a Mato Grosso do Sul.Pela primeira vez oferecido a partir de cálculos da entidade, o PIB da agropecuária será apresentado em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (10), às 8h, na Casa Rural, sede do Sistema Famasul.

O Departamento Econômico da instituição apresentará a análise dos seguintes produtos: soja, milho, cana-de-açúcar, florestas, bovinos, aves, suínos e leite. " O PIB é a soma das riquezas produzidas pelos setores da agropecuária, acrescidos de impostos. Estes são os principais mercados do agronegócio sul-mato-grossense", ressalta a gestora do Departamento Econômica da Famasul, Adriana Mascarenhas.

Durante a coletiva de imprensa, será apresentado também o resultado do VBP - Valor Bruto de Produção, que é a renda da agropecuária, resultado do volume produzido sobre o preço de mercado dos produtos. O desempenho dos preços destes setores, em 2013, 2014 e 2015, e a evolução do volume produzido nos anos citados também serão divulgados no evento.

Além do desempenho econômico do agronegócio, a coletiva também terá apresentação de números e projetos do Senar/MS- Serviço Nacional de Aprendizagem e da Aprosoja/MS - Associação dos Produtores de Soja. Também serão analisados os últimos números do plantio da safra de milho de Mato Grosso do Sul e o desenvolvimento do mercado de grãos no Estado.