Canais de Notícia

Economia

Publicada em 08/12/2014

Soja sobe até 25 pontos no fechamento da semana em Chicago

Alta em Chicago e dólar forte também valorizaram preços internos.

Da Agrinvestor Intelligence

Os preços da soja no mercado futuro da Bolsa de Chicago fecharam a sexta-feira com acentuada valorização de dois dígitos, ganhando até 25 pontos. Na semana, o saldo líquido também foi positivo, com o contrato de janeiro ganhando 20 pontos e o de maio 19 pontos, segundo o boletim Sojanews, da consultoria Agrinvestor Intelligence.

O mercado chegou a registrar perdas no início do pregão, mas reagiu com o anúncio de uma nova venda de 240 mil toneladas para destino não revelado, mas provavelmente para a China, o que surpreendeu os investidores, especialmente por ocorrer depois de exportações também acima do esperado na semana, conforme divulgado no dia anterior. E demanda é tudo o que o mercado precisa neste momento de pressão da oferta, decorrente de finalização da colheita de uma safra recorde nos EUA, além de clima mais favorável para a finalização do plantio e desenvolvimento das lavouras no Brasil e América do Sul.

No mercado brasileiro de câmbio, o dólar comercial encerrou a sexta-feira com valorização de 0,2%, cotado a R$ 2,592 na compra. Na semana, houve valorização líquida de 0,8%. O dólar mais firme e a alta em Chicago contribuíram para um saldo líquido também positivo para os preços internos da soja. No mercado de referência do porto de Paranaguá-PR, a semana terminou com a saca cotada a R$ 64,00, contra 63,00 no final da semana anterior.