Canais de Notícia

Economia

Publicada em 28/11/2014

Mapa assina Termo de Cooperação com a ABCS

Acordo encerra positivamente o seminário sobre Boas Práticas em Suinocultura?.

Do Mapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) se comprometeram a desenvolver material técnico-informativo sobre boas práticas agropecuárias, além de organizar e promover eventos para a discussão e promoção das boas práticas na suinocultura.

O compromisso foi assumido por meio da assinatura de um Termo de Cooperação assinado durante o seminário sobre Boas Práticas de Bem-estar Animal em Sistemas Sustentáveis na Produção de Suínos, que acontece durante esta semana em Brasília.

Para o desenvolvimento das ações, será estabelecido um grupo de trabalho conjunto que deverá ainda fazer a distribuição e disponibilização desse conteúdo didático em seus respectivos portais.

Um dos temas abordados no evento foi a transição do modelo de gestação de matrizes em gaiolas individuais para o sistema de baias coletivas, no qual há uma atenção maior ao bem-estar animal.

De acordo com o secretário Caio Rocha, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC/Mapa), o acordo é o início de um plano de trabalho conjunto, que vai auxiliar os produtores a implantar e melhorar as boas práticas agropecuárias nas propriedades rurais. “A transição será gradual, baseada nas melhores opções em cada situação”, conclui.

Durante o evento, a BRF, uma das maiores produtoras de alimentos do mundo, anunciou sua intenção de migrar gradativamente do sistema de gaiolas individuais na gestação de matrizes, para o modelo de baias coletivas. O sistema coletivo é utilizado na Europa e é uma tendência mundial.

Para Lizie Buss, da Comissão de Bem-Estar Animal do Mapa, o evento cumpriu o objetivo de iniciar a discussão sobre o tema. “Saímos todos desse seminário com ideias para divulgar e com o compromisso de consolidarmos um plano de trabalho na área”, afirma.

União Europeia

Na véspera da assinatura do acordo e dentro do escopo do seminário, aconteceu a 2º Reunião Brasil Europa para Bem-Estar Animal, que contou com a participação de representantes do Mapa, e da União Europeia (UE), do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Como resultado da reunião, celebrou-se um protocolo de intenções, no qual a Comissão Europeia se compromete em desenvolver um estudo conjunto sobre o impacto econômico da transição dos modelos.

Segundo Lizie Buss, a reunião trouxe avanços significativos na relação entre o Brasil e o bloco europeu. “O encontro foi muito produtivo. Pode gerar inclusive apoio financeiro da EU, na capacitação de veterinários oficiais via plataformas online, além de eventos internacionais conjuntos”, conta. “O Brasil está com uma imagem muito positiva no exterior na área de Bem-Estar Animal”, conclui.