Canais de Notícia

Economia

Publicada em 19/09/2014

Conab realiza Pepro para venda de até 501 mil t de algodão

O leilão tem como foco a produção da BA, GO, MA, MT, MS, MG, PI, SP e TO.

Da Conab

Será realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no próximo dia 25 deste mês, o primeiro Leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) para algodão deste ano. A operação está prevista no Aviso Pepro nº 156/14 e prevê incentivo para a venda e o escoamento de até 501 mil t de algodão das safras 2013/2014 e 2014.

O leilão tem como foco a produção dos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, São Paulo e Tocantins. Essas são localidades em que os preços recebidos pelos produtores estão abaixo do mínimo de R$ 54,90/arroba (15 quilos).

Os arrematantes podem ser produtores rurais ou cooperativas. O produto, em pluma, deverá ser vendido e escoado para qualquer localidade diferente da Unidade de Federação de plantio. Quando a operação for realizada no mesmo estado de plantio, também deverá ser comprovada a sua venda e transformação em fio ou tecido por uma indústria de fiação.

O leilão está dividido em 9 lotes, organizados da seguinte maneira: Oeste da Bahia (140 mil t), Minas Gerais (8 mil t), São Paulo (3 mil t), Goiás (24 mil t), Mato Grosso do Sul (18 mil t), Mato Grosso (291 mil t), Maranhão (9 mil t), Piauí (6 mil t) e Tocantins (2 mil t).

Os produtores rurais ou suas cooperativas interessadas deverão atender e cumprir todas as regras e condições previstas no Regulamento Pepro nº 001/08 e no aviso específico desta operação. Ambos estão disponíveis para consulta no site da Conab.