Canais de Notícia

Economia

Publicada em 16/09/2014

Diversificação ajuda na lucratividade do produtor de cana

Assunto será debatido na Norcana, em Recife (PE).

AFCP

Diversificação utilizada como estratégia para garantir a sustentabilidade econômica na Zona da Mata canavieira, mesmo quando a produção não é centralizada na cana. Este será o mote de várias palestras que serão apresentadas em Recife, na 3ª Feira de Negócios dos Produtores Nordestinos de Cana (Norcana), na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). As perspectivas do mercado da pecuária de corte, alternativas em plantação de eucalipto, e ainda a nutrição complementar em cana e pastagem são algumas das opções voltadas à manutenção da atividade produtiva rural a serem abordadas no ciclo de palestras do evento, nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18).

Resultados com a aplicação de tecnologia na pecuária em áreas tradicionais da cultura canavieira e a respectiva rentabilidade com a ação serão abordadas pelo sócio e coordenador da Divisão Pecuária da Agroconsult/SC, Mauricio Nogueira, nesta quarta-feira (17), às 16h. As tendências de avanço agrícola em áreas destinada ao gado serão apresentadas também pelo palestrante. Ele é consultor do setor pecuarista nacional desde 1998, acompanhando empresas e analisando cenários e resultados econômicos nas cadeias produtivas de corte e leite no País. Outro tema a ser debatido é sobre nutrição complementar em cana e pastagem para alimentação de animais. A palestra será realizada também no dia 17, às 14h, pelo gerente comercial da Ubyfol no Nordeste, Danilo de Lima.

Na quinta-feira (18), último dia da Norcana, os produtores de cana terão a oportunidade de conhecerem uma experiência da usina alagoana Caeté, voltada ao cultivo de eucalipto em áreas tradicionalmente destinadas à cana. Os múltiplos usos da árvore, sua produtividade e rentabilidade, além das favoráveis características técnicas do solo e clima da Zona da Mata, são algumas das principais vantagens que fazem do eucalipto uma excelente alternativa econômica nas propriedades canavieiras do NE. O tema será apresentado às 16h, por Shirlan Madeiros, responsável pelo Projeto de Silvicultura da Usina Caeté S A - Unidade Cachoeira.