Canais de Notícia

Economia

Publicada em 16/09/2014

Demanda das empresas por crédito cresce 0,7% em agosto

Fraco desempenho da economia segura a demanda.

Da Serasa Experian

Conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve ligeiro aumento de 0,7% na busca empresarial por crédito em agosto/14 em relação ao mês imediatamente anterior (julho/14). Na comparação com agosto do ano passado, a demanda das empresas por crédito exibiu alta de 6,2%. Já no período acumulado de janeiro a agosto de 2014, a procura das empresas por crédito expandiu-se em 2,5% frente o mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a ligeira alta da busca empresarial por crédito em agosto revela que a disposição das empresas em ampliar seus níveis de endividamento continua contida pelo fraco desempenho da atividade econômica e pelo encarecimento, quase que generalizado, das linhas de crédito tendo em vista os riscos de inadimplência mais elevados, associados à deterioração do cenário econômico.

Análise por porte

O crescimento mensal da demanda empresarial por crédito em agosto/14 ocorreu um pouco mais intensamente nas micro e pequenas empresas, as quais avançaram 0,8% em relação a julho/14. Nas grandes empresas o crescimento foi de 0,2%, ao passo que ocorreu redução de 0,3% na procura por crédito das médias empresas em agosto/14.

No acumulado de janeiro a agosto de 2014, as grandes empresas lideraram a alta da demanda empresarial por crédito com expansão de 8,2% frente o mesmo período do ano passado. Nas micro e pequenas empresas o crescimento neste mesmo período foi de 2,8% ao passo que nas médias empresas houve recuo de 2,8% na procura por crédito no acumulado de janeiro a agosto de 2014.