Canais de Notícia

Economia

Publicada em 12/09/2014

Relatório do USDA derruba as cotações da soja em Chicago

Nova safra americana superou as expectativas do mercado.

Da Agrinvestor Intelligence

O mercado futuro de soja na Bolsa de Chicago fechou o pregão da quinta-feira com preços novamente em baixa acentuada, chegando a 12 pontos nos contratos referentes à nova safra americana, segundo o boletim Sojanews, da consultoria Agrinvestor Intelligence.

A queda nos preços foi influenciada pelo relatório mensal do USDA, que ajustou para cima o volume da nova safra americana, agora estimada em um recorde de 106,5 milhões de toneladas (contra 103,9 previstos em agosto e 89,5 milhões na safra passada), o que ficou acima das expectativas do mercado. A previsão dos estoques finais dos EUA também ficou acima do esperado, sendo agora de 12,9 milhões de toneladas (eram 11,7 milhões na projeção anterior) e contra apenas 3,5 milhões na última temporada.

A produção mundial é agora estimada em um recorde de 311,1 milhões de toneladas contra 283,1 milhões na temporada passada; As importações chinesas são previstas em 74 milhões de toneladas, 1 milhão acima do previsto em agosto e 5 milhões a mais do que na última temporada.

No mercado brasileiro de câmbio, o dólar comercial encerrou as negociações do dia novamente em alta, de 0,4%, cotado a R$ 2,298 para compra e R$ 2,300 na venda.