Canais de Notícia

Economia

Publicada em 08/09/2014

Soja fecha semana com boa reação na bolsa de Chicago

Previsões de geadas precoces nos EUA trouxeram preocupações ao mercado.

Da Agrinvestor Intelligence

Os preços da soja no mercado futuro da Bolsa de Chicago fecharam a sexta-feira com forte valorização, de 16 a até 21 pontos, mas sem recuperar todas as perdas da semana, cujo saldo líquido ainda foi negativo, embora moderadamente: setembro perdeu 4 pontos, novembro 3 e maio/15 recuou 5 pontos.

A boa valorização da sexta-feira foi influenciada por preocupações com previsões de geadas precoces na próxima semana em parte da região produtora dos EUA, o que poderia vir a comprometer a produtividade final das lavouras, até agora com um perfil excelente. Na semana entrante, o mercado estará atendo ao novo relatório mensal do USDA, a ser divulgado na quinta-feira.

Um fator negativo para os preços é o recente fortalecimento internacional do dólar ante uma cesta de principais moedas, já batendo na casa dos 84 pontos (ver gráfico abaixo).

No mercado brasileiro de câmbio, o dólar comercial encerrou a sexta-feira com baixa de 0,1%, cotado a R$ 2,238 para compra e R$ 2,240 na venda. Na semana, o saldo líquido foi praticamente estável, com leve viés positivo.