Canais de Notícia

Economia

Publicada em 03/09/2014

Agricultores terão de lidar com baixas cotações em 2015, afirma especialista

Safras dos EUA estão pressionando os preços dos grãos.

Da Famasul

As seguidas super safras de grãos dos Estados Unidos acompanhadas dos recordes de produção do Brasil pressionaram as cotações de soja e milho para baixo e os agricultores brasileiros terão de aprender a conviver com este cenário, que apresentará outras oportunidades de mercado. A afirmação é do agrônomo, fundador da AgRural, Fernando Muraro, que ministrará palestra aos agricultores de Amambai, durante o Circuito Aprosoja, nesta quinta-feira (04). O evento é realizado pela Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul e acontecerá no salão de eventos do parque de exposição do município.

Segundo Muraro, o cenário futuro não é estimulante, mas há estratégias para lidar com as baixas cotações. “Não tem como os agricultores diminuírem sua produção por que existe consumidores. O mercado não é mais só oferta e demanda, é mais complexo e exige análises financeiras”, destaca o agrônomo que ministrará aos produtores rurais de Amambai a palestra “Mercado de Soja e Milho Safra 2014/2015”.

Muraro afirma que os lucros podem diminuir, mas que os produtores devem se adaptar a este novo cenário. “Será uma nova experiência em que o volume não significará maior rentabilidade, mas com a excelência na produção e altos níveis de produtividade, novos mercados podem se abrir”, pontua o palestrante, deixando os detalhes econômicos para sua apresentação.

Para o presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito, além das informações sobre a produção da safra 2014/15, agricultores de Amambai terão a oportunidade de debater estratégias de comercialização. “Não basta estar atento às cotações para decidir o período ideal de comercialização dos grãos. A estratégia precisa envolver um cenário macro e a palestra será uma oportunidade eficiente para entender este cenário”, destaca.

As inscrições para o Circuito Aprosoja são gratuitas e serão realizadas no local do evento.