Canais de Notícia

Economia

Publicada em 25/08/2014

Seminário apresenta indicadores econômicos do setor sucroenergético

Evento será promovido no fim de setembro, em Piracicaba.

Lilianthea Lopes Oliveira Viegas

O Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empregas (Pecege), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), promove no dia 29 de setembro um seminário para apresentar o levantamento de custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol no Brasil na safra 2013/2014.

O evento será realizado no auditório da Esalq, em Piracicaba, das 14h às 17h30 (horário de São Paulo). Além de apresentar os resultados da pesquisa realizada pelos técnicos do programa, o evento tem o objetivo também de fomentar o debate sobre o indicadores de perfomance e ferramentas agrometeorológicas de previsão de produtividade para apoio na gestão de custos das empresas do segmento.

O evento foi estruturado em quatro etapas. Após uma abertura feita pelo professor Pedro Valentim Marquies, o pesquisador Renato Harbs apresentará os resultados do levantamento sobre os custos dos fornecedores de cana do País nas safras 2013/2014 e 2014/2015.

Em seguida, o pesquisador Carlos Eduardo Osório Xavier, retratará a pesquisa sobre os custos das agroindústrias processadoras de cana nas safras 2013/2014 e 2014/2015. Logo depois será promovido um debate, que será mediado pela Comissão Técnica de Cana-de-Açúcar, da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA).

Por fim, o professor Fábio Marin, da Esalq, destacará a modelagem utilizada para fazer o monitoramento e previsão de safras de cana-de-açúcar utilizado no trabalho.