Canais de Notícia

Economia

Publicada em 19/08/2014

Planejamento garante lucratividade na pecuária de leite, afirma analista

Assunto será debatido na Feira do Empreendedor, em Campo Grande.

Da Famasul

A falta de planejamento é um dos maiores desafios da pecuária de leite de Mato Grosso do Sul. O produtor rural conhece sua atividade, mas ainda falha na gestão. A afirmação é do analista de pecuária do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Rodney Guadagnin Santos, que ministrará palestra sobre modelo de negócio do setor, na próxima sexta-feira (22), na Feira do Empreendedor promovida pelo Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

"A lucratividade da pecuária de leite está nos centavos. Então para se manter na atividade o criador precisa aumentar a quantidade e a qualidade da produção e assim diluir melhor os custos da atividade", ressalta o analista de pecuária que durante sua apresentação trará um modelo de produção que utiliza alimentação a pasto, com suplementação nutricional, considerado o mais viável para quem está começando.

Para Rodney, que também é médico veterinário, o sistema traz rentabilidade suficiente e tem menor margem de erro. "Vou trazer um exemplo onde as vacas produzem, em média, 8 litros de leite ao dia", afirmou o especialista ao enfatizar que o primeiro passo que o produtor iniciante deve adotar é procurar assistência técnica para sua propriedade.

Segundo o analista do Sistema Famasul, a falta de mão de obra especializada também é um gargalo para quem quer se dedicar à atividade leiteira. "Mato Grosso do Sul, ao contrário de Minas Gerais e Paraná, ainda não tem a cultura de produzir leite. Uma das alternativas para sanar esse obstáculo é a capacitação". O Senar/MS - Serviço de Aprendizagem Rural disponibiliza onze cursos na área de bovinocultura de leite em praticamente todos os municípios do Estado, são capacitações que vão desde a aplicação de medicamentos a manejo de pastagens. Para mais informações, acesse: senarms.org.br.

A 6ª edição da Feira do Empreendedor é realizada pelo Sebrae em parceria com o Sistema, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio e Sistema Fiems, entre outras entidades. O evento acontece de 21 a 24 de agosto, das 14 às 22 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, com mais de 250 capacitações e 150 expositores confirmados. O pré-credenciamento pode ser feito no site www.feiradoempreendedorms.com.br, onde também é possível consultar a programação completa de eventos. A participação em todas as atividades é gratuita. Mais informações: 0800 570 0800.