Canais de Notícia

Economia

Publicada em 11/08/2014

Demanda aquecida sustenta preços da soja em Chicago

Semana fechou com boa reação, segundo consultoria.

Lilianthea Lopes Oliveira Viegas

Boletim Sojanews, da consultoria Agrinvestor Intelligence, aponta que os preços da soja no mercado futuro da bolsa de Chicago fecharam a sexta-feira (8), com alta de até 34 pontos, para os contratos com vencimento em agosto. Na semana, os contratos com mesmo vencimento acumularam alta de 69 pontos.

De acordo com a consultoria, a boa demanda por soja americana, conforme dados de exportação divulgados na véspera, bem como compras acima das expectativas pela China em julho, foram fatores determinantes para a boa valorização do pregão de sexta, um dia volátil mas que fechou perto das máximas do dia (ver acima). As boas condições de desenvolvimento da nova safra americana explicam as valorizações mais modestas nos vencimentos mais distantes.

A Agrinvestor Intelligence destaca ainda que o mercado também busca se posicionar frente ao novo relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) a ser divulgado nesta terça-feira, que pode eventualmente trazer algumas surpresas quanto aos estoques finais, particularmente os da atual temporada comercial da soja americana que termina em 31 de agosto.

No mercado brasileiro de câmbio, o dólar comercial encerrou a sexta-feira em queda de 0,4%, cotado a R$ 2,285 para compra e R$ 2,287 na venda. Na semana, porém, o saldo líquido foi bastante positivo, com valorização de 1,2%.