Canais de Notícia

Economia

Publicada em 28/07/2014

Rima de primeira usina de etanol de milho MS será apresentado nesta quinta

Chapadão do Sul deverá receber o empreendimento da Biourja.

Anderson Viegas

O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do projeto da primeira usina de etanol de milho de Mato Grosso do Sul será apresentado nesta quinta-feira (31), em Chapadão do Sul, no leste do Estado, onde a planta deve ser instalada.

A apresentação será feita em uma audiência pública, promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) e Instituto de Meio Ambiente do estado (Imasul), para que o empreendimento obtenha sua licença ambiental prévia.

A usina é um projeto da Biourja do Brasil Agroindustria. A empresa pretende utilizar a tecnologia e o know how norte-americano na produção de etanol de milho e a grande disponibilidade do cereal em Mato Grosso do Sul, que é o quarto maior produtor nacional, para processar etanol hidratado e anidro.

Além disso, pretende produzir ainda farelo de milho de alto valor proteico (Dries Destilled Grain with Solubles – DDGS), dióxido de carbono (CO2) e cogerar energia. O volume de matéria-prima anual que deverá ser consumida pela usina é 343 mil toneladas de milho.