Canais de Notícia

Economia

Publicada em 28/07/2014

Soja fecha a semana com preços mistos na bolsas de Chicago

Mercado fechou com altos e baixos na sexta e também no saldo semanal.

Da Agrinvestor Intelligence

Os preços da soja no mercado futuro da Bolsa de Chicago fecharam a sexta-feira com comportamento misto, no azul para os dois contratos mais próximos, referentes aos últimos meses da atual temporada, e em leve baixa para os referentes à futura safra. O saldo líquido da semana também foi positivo para o contrato de agosto, que avançou 36 pontos, enquanto novembro perdeu 2 pontos. O spread agosto/novembro aumentou para 129 pontos (era de 91 pontos uma semana antes), conforme o boletim Sojanews, da consultoria Agrinvestor Intelligence.

A boa demanda por soja americana seguiu sustentando os dois contratos mais próximos. Já as boas condições das lavouras americanas da safra nova influenciaram o mercado no sentido oposto, por indicarem um potencial de produção recorde a ser colhido a partir de meados de setembro. Até lá, porém, a safra ainda estará dependente das condições climáticas ao longo do mês de agosto.

No Brasil, um primeiro levantamento de intenções de plantio para a próxima safra revela um crescimento de 4% na área a ser plantada com soja, o que poderá elevar a produção para um recorde de 94,5 milhões de toneladas, crescimento de 9% sobre a safra passada.

No mercado brasileiro de câmbio, o dólar comercial encerrou a sexta-feira em alta de 0,3%, cotado a R$ 2,225 para compra e R$ 2,227 na venda. Na semana, o saldo líquido foi praticamente estável, com leve viés de baixa.