Canais de Notícia

Economia

Publicada em 24/07/2014

Seminário discute compras públicas para a agricultura familiar

Evento do Sebrae é voltado a lideranças e profissionais que trabalham com a merenda.

Do Sebrae/MS

O Sebrae/MS promove nesta sexta-feira (25), das 8 às 18 horas, em sua sede na Capital, o "Seminário de Compras Públicas – Desenvolvendo a agricultura familiar”. O público alvo do evento são agentes de desenvolvimento e secretários de educação e agricultura dos municípios do estado; além de profissionais que trabalham diariamente com os alimentos, como merendeiras e nutricionistas.

O seminário tem como objetivo fomentar as compras públicas para a merenda escolar e sensibilizar gestores públicos para compra de produtos de pequenas propriedades, além de informar os participantes sobre temas como o desenvolvimento territorial a partir da agricultura familiar e até mesmo o procedimento de compras de acordo com o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Já para as nutricionistas e merendeiras, o seminário terá a Cozinha Show com a Chef Claudia Girelli e com a consultora Camila Beiersdorf. Esta atração tem como objetivo ensinar e mostrar na prática aos participantes como utilizar os produtos da agricultura familiar em receitas, principalmente voltadas à merenda escolar.

Para a gerente de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae no MS, Sandra Amarilha, nos pequenos municípios de Mato Grosso do Sul que não contam com grandes empresas ou grandes investimentos impactantes, existe uma oportunidade para fazer com que a renda circule no território e dinamize a economia local: o compromisso do gestor público de comprar regularmente da agricultura familiar e do comércio local.

"Quando a merenda escolar é comprada localmente, a riqueza produzida no município se multiplica no próprio município, gera emprego, mais consumo local e dinheiro circulando, efeito denominado ciclo virtuoso da economia”, explica Sandra.

O "Seminário de Compras Públicas – Desenvolvendo a agricultura familiar” é realizado pelo Sebrae/MS e conta com o apoio da Assomasul, do Governo de Mato Grosso do Sul e do Tribunal de Contas do Estado.