Canais de Notícia

Economia

Publicada em 03/07/2014

Lançado Guia de Comércio Exterior e Investimento

Site consolida dados relacionados à busca de novos parceiros comerciais.

Do Mapa

Foi lançado pelo governo federal, nessa quarta-feira (02), em cerimônia no Palácio do Itamaraty, o Brasil Export – Guia de Comércio Exterior e Investimento, site que visa consolidar os dados relacionados à busca de novos parceiros comerciais e de diversificação da pauta de exportação e captar investimentos estrangeiros para o Brasil. O site, disponível em inglês, espanhol e português, reúne informações de mais de dez portais relacionados ao comércio exterior e investimento.

O guia é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Na cerimônia, os ministros de estado Neri Geller (Mapa), Mauro Borges (MDIC) e Luiz Alberto Figueiredo (MRE) assinaram um acordo de cooperação entre as pastas.

Para o ministro da Agricultura, Neri Geller, o site será uma importante ferramenta para que as informações cheguem aos empresários de forma desburocratizada. “A agricultura e pecuária do nosso país avançam a passos largos e é preciso cada vez mais se organizar. Com o site, as informações chegarão aos nossos empresários de forma simples e eles terão a visão exata de que podemos crescer muito com o apoio governamental”, afirmou.

Segundo o ministro, nos últimos doze anos a produção do Brasil passou de 96 milhões de toneladas para 200 milhões de toneladas e a exportação passou de US$ 24 bilhões para US$ 100 bilhões. “Por meio do guia nós vamos mostrar ao mercado internacional que o Brasil está preparado para avançar ainda mais na produção e garantir segurança do mercado no mundo inteiro”, afirmou.

Para o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Marcelo Junqueira, a maior vantagem do site é a reunião das informações de vários órgãos diferentes em um único lugar. “Cada órgão tratava de forma separada os assuntos voltados para seu público. Agora, a vida do usuário será facilitada, pois terá apenas uma fonte de informação, no que compete ao comércio exterior e investimento”, comentou.

Entre os itens encontrados no Brasil Export estão os principais dados sobre o comércio exterior e investimento, ferramentas de apoio a empresários e oportunidade de negócios, informações de sites nacionais e internacionais, link de acesso ao Portal Siscomex, que integra os diversos sistemas operacionais de exportação e importação e o Comex responde – um tira-dúvidas online que conta com o apoio de 23 órgãos que atuam na área.