Canais de Notícia

Economia

Publicada em 30/06/2014

Mercado da soja em Chicago na expectativa do relatório do USDA

Preços fecharam em baixa na sexta, mas saldo semanal ainda foi positivo.

Da Agrinvestor Intelligence

Os preços da soja no mercado futuro da Bolsa de Chicago fecharam a sexta-feira em baixa, moderada para os vencimentos mais próximos e mais acentuada para os mais distantes. Segundo o boletim Sojanews, da consultoria Agrinvestor Intelligence, na semana, porém, o saldo líquido foi misto, com julho ganhando 17 pontos e novembro perdendo três. O spread julho-novembro ficou em 204 pontos.

Os investidores procuraram se posicionar frente ao relatório do USDA a ser divulgado nesta segunda-feira, que inclui a posição dos estoques trimestrais dos EUA e também o levantamento da área efetivamente plantada nesta nova safra americana. O relatório sobre os estoques pode ser positivo para o mercado, caso se confirme uma expectativa de que venha a ser o mais baixo em 37 anos para a data.

Já para o relatório sobre a área, analistas apostam em um número superior ao previsto anteriormente, podendo significar um aumento de 7,5% na área semeada, fator responsável pela queda mais forte nesta sexta-feira dos contratos referentes à futura safra. Mas os números reais só serão conhecidos nesta segunda-feira.

No mercado brasileiro de câmbio, o dólar comercial encerrou a sexta-feira praticamente estável, com ligeiro viés de baixa, cotado a R$ 2,193 para compra e R$ 2,195 na venda. Na semana, porém, o saldo líquido foi bastante negativo: queda de 1,6%.