Canais de Notícia

Economia

Publicada em 16/06/2014

Demanda das empresas por crédito cresce 2,2% em maio, aponta Serasa

A alta reflete a necessidade de antecipação da produção de bens e serviços.

Da Serasa

Conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve aumento de 2,2% na busca empresarial por crédito em maio/14. Na comparação com maio do ano passado, houve elevação de 6,4% na demanda das empresas por crédito. Já no acumulado dos primeiros cinco meses deste ano, houve alta de 3,4% na procura por crédito pelas empresas frente mesmo período do ano passado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta na demanda das empresas por crédito em maio/14 (2,2% frente a abril/14 e de 6,4% perante maio/13) reflete a necessidade de antecipação da produção de bens e serviços tendo em vista as paralisações produtivas que deverão ocorrer por conta da realização dos jogos da Copa do Mundo em junho/julho.

Análise por porte

A alta da procura das empresas por crédito em maio/14 foi mais intensa nas micro e pequenas empresas que a expandiram em 2,5%. Já nas médias empresas houve, pelo contrário, queda de 1,1% na busca por crédito em maio/14. Nas grandes empresas o quadro em maio/14 foi, novamente, de estabilidade a exemplo do que havia ocorrido em abril/14.

No acumulado dos primeiros cinco meses de 2014, as grandes empresas lideram a alta da demanda empresarial por crédito com expansão de 9,9% frente ao acumulado de janeiro a maio do ano passado. Nas micro e pequenas empresas o crescimento neste mesmo período foi de 3,6% e nas médias empresas houve recuo de 2,5% na procura por crédito no acumulado de janeiro a maio de 2014.