Canais de Notícia

Economia

Publicada em 12/06/2014

Programa Cultivar da Raízen completa um ano

Versão piloto, que contemplou 150 fornecedores de cana-de-açúcar.

Da Raízen

A Raízen, com o objetivo de estreitar o relacionamento com seus fornecedores lançou, no ano-safra 13/14, a versão piloto do Programa Cultivar. Estruturado a partir de cinco pilares – Contribuição de compras, Desenvolvimento de fornecedores, Reconhecimento de desempenho, Linhas de Crédito e Serviços - a iniciativa proporcionou aos 150 fornecedores envolvidos diversos benefícios, entre eles a redução de custos na aquisição de insumos para o campo, 256h de treinamentos teóricos e práticos, campanhas de incentivo para aumento de produtividade e qualidade, e a construção de estrutura exclusiva para atendimentos nas unidades da companhia.

Em termos econômicos, o pilar de Contribuição de Compras garantiu importantes conquistas para que os negócios no campo progredissem. Ao todo foram movimentados R$ 132 milhões em insumos agrícolas, o que significa uma redução de custos de 10% em comparação ao período anterior ao Programa. Parte deste valor foi utilizado para a aquisição de 79 milhões de toneladas de fertilizantes, 1.1 milhões de litros de defensivos agrícolas, 55 tratores, 49 colhedoras, 41 transbordos, 11 reboques e 48 caminhões.

“Os resultados deste primeiro ano se caracterizaram como uma ótima oportunidade para estreitarmos ainda mais nosso relacionamento com os fornecedores”, destaca Peter Von Lasperg, gerente de Fidelização da Raízen.

A adesão dos empresários nos treinamentos ministrados também foi representativa e o nível de satisfação garantido. Os workshops preparados exclusivamente para o pilar de Desenvolvimento de Fornecedores tiveram grau de satisfação de 90%. A programação contava com aulas sobre nutrição e adubação de plantas, manejo físico do solo e variedades de cana-de-açúcar, ambiente de produção, de sustentabilidade e colheita mecanizada, incluindo o uso do RTK, rastreador que permite a correção de leitura da colhedora de cana-de-açúcar em tempo real e diminui a perda de produtividade. Outro ponto importante foi a inauguração de salas específicas para o atendimento destes empresários. As Unidades Univalem, Serra e Santa Helena, localizadas, respectivamente, nos pólos industriais de Araçatuba, Araraquara e Piracicaba, já possuem estrutura necessária para realização de reuniões.

Ao fim da iniciativa, os seis fornecedores que alcançaram os melhores índices de produtividade (TCH) em cada polo e os seis com os melhores índices de qualidade da colheita (ATR) – também por polo – foram premiados pela sua atuação. Além disso, a campanha premiou os cinco melhores fornecedores de cana-de-açúcar da Raízen, que obtiveram resultados excepcionais em indicadores relativos ao negócio (produtividade, qualidade, percentual colheita mecanizada, adesão ao planejamento de colheita e entrega de cana na esteira. O evento de encerramento da safra ocorreu na cidade de Barra Bonita (SP) e contou com a presença da presidência e da vice-presidência da Raízen. “Esta campanha de incentivo reforça o nosso compromisso em disponibilizar ferramentas para o aperfeiçoamento e crescimento dos fornecedores. O objetivo é gerar valor aos negócios e fortalecer os elos de nossa cadeia produtiva”, afirma Lasperg.