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Economia

Publicada em 23/05/2014

Tentativas de fraude contra o consumidor crescem 0,8%, diz Serasa

Serasa aponta uma tentativa de fraude a cada 16,5 segundos no país.

Da Serasa

Abril registrou 156.633 tentativas de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor.

Isso representa uma tentativa de fraude a cada 16,5 segundos no país. Em relação a março de 2014, houve alta de 0,8%. Já na comparação quadrimestral (janeiro a abril de 2014 contra o mesmo período de 2013), o indicador registrou queda de 1,5%. Em relação a abril de 2013, houve queda de 11,9%.

Telefonia respondeu por 57.168 registros, totalizando 36,5% do total de tentativas de fraude realizadas em abril de 2014, queda em relação aos 37,9% registrados pelo setor no mesmo mês de 2013. Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 50.542 registros, equivalente a 32,3% do total. No mesmo período no ano passado, este era o setor respondeu por 33,0% das ocorrências.

O setor bancário é o terceiro do ranking de registros em abril de 2014, com 32.918 tentativas, 21,0% do total. No mesmo período de 2013, o setor respondeu por 20,0% dos casos.

O segmento varejo teve 13.106 mil tentativas de fraude, registrando 8,4% das investidas contra o consumidor em abril de 2014, alta em relação aos 7,5% observados em abril de 2013. O ranking de tentativas de fraude de abril de 2014 é composto ainda por demais segmentos (1,9%).

Principais tentativas de golpe

É comum que as pessoas forneçam seus dados pessoais em cadastros na Internet sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites. Além disso, os golpistas ainda costumam comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas.

Entre as principais tentativas de golpe apontadas pelo indicador da Serasa Experian estão:

1. Emissão de cartões de crédito: o golpista solicita um cartão de crédito usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima e o prejuízo para o emissor do cartão.

2. Financiamento de eletrônicos (Varejo) – o golpista compra um bem eletrônico (TV, aparelho de som, celular etc.) usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima.

3. Compra de celulares com documentos falsos ou roubados.

4. Abertura de conta: golpista abre conta em um banco usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima. Neste caso, toda a “cadeia” de produtos oferecidos (cartões, cheques, empréstimos pré-aprovados) potencializa possível prejuízo às vítimas, aos bancos e ao comércio.

5. Compra de automóveis: golpista compra o automóvel usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima.

6. Abertura de empresas: dados roubados também podem ser usados na abertura de empresas, que serviriam de ‘fachada’ para a aplicação de golpes no mercado.

A Serasa Experian responde diariamente a 6 milhões de consultas, auxiliando 500 mil empresas de diversos portes e segmentos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio, desde a prospecção até a recuperação.