Canais de Notícia

Economia

Publicada em 16/05/2014

Deputados apoiam abaixo-assinado para reabertura de usinas em PE

O governo entraria com financeiro para arrendamento da usinas e também dos canaviais.

Da assessoria

Nesta quinta-feira (15), o deputado estadual Aloisio Lessa (PSB) entregou um abaixo-assinado no gabinete do governador João Lyra, com a assinatura dele e de mais 36 deputados estaduais, reivindicando a reabertura das usinas Cruangi e Pumaty, nos municípios de Timbaúba e Palmares respectivamente.

O pleito foi organizado pela Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) e pelo Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado. A coleta de assinaturas foi realizada na quarta-feira(14) e quinta-feira (15) na Assembleia Legislativa. Os órgãos da classe canavieiro contam que todos os parlamentares presentes na Casa, assinaram o documento. A lista completa pode ser vista anexa.

"Outro abaixo-assinado também foi assinado pelos prefeitos das cidades da Mata Norte e Sul, além de dirigentes dos sindicatos rurais dessas localidades", conta Alexandre Andrade Lima, presidente da AFCP. As entidade de classe canavieira tomaram esta iniciativa porque aguardam uma decisão do governo estadual sobre um projeto voltado para retomar o funcionamento das duas unidades industriais, fechadas há aproximadamente dois anos.

O projeto, que havia recebido apoio do ex-governador Eduardo Campos, antes de deixar o comando do Estado, em março, visa apoiar o arrendamento das usinas pelos produtores de cana, através do sistema de cooperativas. O governo entraria com financeiro para arrendamento da usinas e também dos canaviais dessas unidades. E os canavieiros gerariam as usinas e os campos. O setor canavieiro prevê que em três anos, o governo reaveria o valor investido através de tributos gerados com a volta da produção.