Canais de Notícia

Economia

Publicada em 13/05/2014

Pecege vai fazer raio-x de rentabilidade e custos do setor sucroenergético

Trabalho será realizado em conjunto com a consultoria Informa Economics – FNP.

Anderson Viegas

O Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (Pecege) da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a consultoria especializada em agronegócios, Informa Economics - FNP, vai fazer um estudo que fornecerá dados detalhados da rentabilidade e evolução dos custos de produção da cana-de-açúcar, açúcar e etanol, desde 2007 até o ciclo atual no Brasil.

Segundo o Pecege, o estudo “Rentabilidade no setor sucroalcooleiro do Brasil: Desafios e perspectivas para o crescimento sustentável”, vai fornecer ainda uma visão sobre a competitividade regional e divergências de rentabilidade, informações que são fundamentais na tomada de decisões sobre as atividades do segmento.

Os técnicos de cada parceiro vão fazer também uma análise completa das condições necessárias para a retomada do crescimento do setor. As duas equipes vão analisar as tendências e perspectivas para o segmento e identificar os principais gargalos e oportunidades de investimentos direcionados.

No levantamento de dados vão ser ouvidos: produtores de biocombustíveis e de açúcar, consumidores de combustíveis (varejo), bancos de investimento, distribuidoras e refinarias, fabricantes de equipamentos industriais e de enzimas, empresas de private equity, montadoras, comerciantes, empresas de implementos agrícolas e associações de commodities.