Canais de Notícia

Economia

Publicada em 01/05/2014

Raízen e Sapore se unem para formar empresa de restaurantes para postos

Expectativa é abrir cerca de 100 restaurantes e lojas nas estradas brasileiras.

Da assessoria

A Raízen, licenciada da marca Shell no país, e a Sapore, uma das maiores empresas brasileira de refeições coletivas, anunciam nesta data o acordo para a criação da Sabor Raiz, uma joint-venture entre as duas companhias para criar uma operação de alimentação e conveniência em postos de rodovia com a marca Shell. A primeira loja deverá ser inaugurada ainda no segundo semestre deste ano.

A Raízen terá 60% do negócio, enquanto a Sapore responderá pelos outros 40% da nova empresa. Para constituir a nova empresa, será necessário aguardar a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Os planos de expansão da Sabor Raiz prevêem a abertura de até 100 lojas nos próximos cinco anos. A companhia começará suas operações por Rio de Janeiro e São Paulo, para em seguida expandir para o Sul, Minas Gerais, Bahia e Centro-Oeste.

“Essa parceria faz parte da nossa estratégia de expansão no segmento de varejo em rodovia. A escolha desse parceiro se deu à ampla estrutura de supply chain oferecida e sua reconhecida expertise no segmento de alimentação”, afirma o vice-presidente de Planejamento Estratégico, Leonardo Linden.

Até encontrar junto à Raízen o modelo ideal de negócio, a Sapore chegou a tentar algumas parcerias para entrar no varejo – algumas delas com grandes companhias de fora do Brasil. “Estamos nos preparando há 15 anos para dar um passo como esse, desde quando iniciamos as operações por meio do sistema Inteligência Operacional Sapore (IOS), responsável por trazer ao mercado soluções inovadoras de produtos processados, embalagens e novos sistemas de fornecimento de alimentos (cadeia fria, Sous Vide e Cook Chill)”, explica o presidente da Sapore, Daniel Mendez. “Estamos cada vez mais ligados ao varejo. Tanto que além da Sabor Raiz, viremos com mais novidades em breve, entre elas a abertura de uma distribuidora, que entregará produtos congelados, resfriados e secos”, completa.