Canais de Notícia

Economia

Publicada em 08/04/2014

Gerações diferentes se encontram no lançamento do Agrojovem MS

Programa que tem como objetivo principal atrair potenciais jovens empreendedores para o agronegócio.

Da assessoria

Não há como trabalhar o agronegócio no Brasil, sem dialogar com a nova geração. A afirmação é do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul), Eduardo Riedel, durante o lançamento do Agrojovem MS, programa que tem como objetivo principal atrair potenciais jovens empreendedores para o agronegócio.

Durante o lançamento, que contou com mais de 200 estudantes de diversas áreas do Ensino Superior, o presidente da Famasul anunciou a disponibilidade de um espaço reservado aos participantes do Agrojovem MS dentro da sede da instituição. "Nessa casa, temos a característica de promover grandes temas do meio agro e da sociedade. Na sede da Famasul, reservamos um espaço para que os participantes do Agrojovem possam exercitar sua liderança. Vamos juntos trabalhar os desafios e as potencialidades do setor no Estado e no País", ressaltou Riedel.

O presidente da Sociedade Rural Brasileira, Gustavo Junqueira, afirmou que a iniciativa em MS serve de exemplo para o país. "O agronegócio atrai o jovem que vê no setor uma oportunidade de crescimento e a SRB também abre suas portas para os jovens", afirmou.

O Agrojovem é uma iniciativa da Associação de Jovens Empreendedores de MS (Aje/MS) e busca também trazer atividades que tragam desenvolvimentos aos profissionais ligados direta ou indiretamente ao setor, promover e estimular relações de negócios, além de fomentar debates sobres temas de relevância. "A ação estimula o jovem a pensar em investir mais no setor", salientou o presidente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), Rodrigo Paolilo durante o lançamento.

O primeiro evento organizado pelo Agrojovem é o Workshop Sul-mato-grossense de Empreendedorismo Rural, que acontecerá no dia 25 de abril, a partir das 7h30, durante a Expogrande 2014, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

A AJE/MS tem como finalidade formar novas lideranças no campo e representar o jovem empreendedor na busca por um ambiente inclusivo e sustentável em MS. A associação existe desde dezembro de 2013.

Além das autoridades citadas, também participou do lançamento do programa, o presidente da Aje/MS, Danilo Dan, o presidente da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), Mauricio Saito, o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Oscar Stuhrk, o diretor secretário do Sistema Famasul, Ruy Fachini, e o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar/MS), Rogério Beretta.

Após o lançamento, o presidente do Sistema Famasul, Eduardo Riedel ministrou a palestra Agronegócio sul-matro-grossense: cenário atual, perspectivas e desafios. Além disso, foi realizado painel “Empreendedorismo jovem no campo”, com a participação do presidente do Conselho Regional de Administração (CRA/MS), Harduim Reichel, do assessor da presidência do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de MS (Crea/MS), José Carlos Ribas, do presidente do Movimento Nacional dos Produtores (MNP), Rafael Gratão e do coordenador nacional do Agrojovem, João Pedro Bahiana. O superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, foi o mediador do debate.